sexta-feira ,19 janeiro 2018
Home / Política / 10% dos candidatos não apresentaram prestação de contas parcial

10% dos candidatos não apresentaram prestação de contas parcial

A prestação de contas parcial de partidos políticos e candidados que concorrem às eleições 2016 para os cargos de vereador e prefeito já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A divulgação ocorre em cumprimento à Lei das Eleições (Lei 9.504/1997, artigo 28, parágrafo 4º, inciso II).

O prazo para a apresentação da prestação de contas parcial encerrou na última terça-feira (13) e, no Piauí, mais de mais de 10% dos candidatos não apresentaram a documentação exigida. Este foi o primeiro prazo estabelecido pela legislação eleitoral e o prazo para a prestação de contas final será no dia 01 de novembro.

De acordo com a coordenadora do Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Raquel Ferro, os candidatos que perderam o prazo poderão ter problemas na prestação de contas final. “Eles ainda podem apresentar a prestação de contas, embora o prazo já tenha vencido, mas já começarão com ressalva por impedir que a Justiça Eleitoral faça a fiscalização junto aos órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União”.

As informações apresentadas pelos candidatos são analisadas pelo Tribunal de Contas da União e mais de 1.500 casos de indícios de irregularidades já foram contabilizados até o momento. “Os candidatos estão sendo diligenciados para que justifiquem os indícios ocorridos. Esses indícios, não necessariamente poderão ser verídicos, então, cabe a cada um apresentar a veracidade da informação”, explicou Raquel Ferro.

A coordenadora disse ainda que, caso o candidato não apresente a prestação de contas final no prazo estabelecido até o dia 01 de novembro, poderá ficar inelegível por no mínimo quatro anos. “Se passarem quatro anos e o candidato não entregar, ele não terá a quitação eleitoral enquanto permanecer a inadimplência. Caso ele seja eleito sem apresentar a prestação de contas, não poderá ser diplomado”.

Fonte: TRE

Você pode Gostar de:

Lula

Lula; se for necessário eu serei candidato a Presidência

Em seu primeiro ato público do ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *