Rádio Verona - 106,9 FM
Anúncio
Saúde

Hemopi realiza campanha de doação de sangue no Saci

Nos dias 17 e 18 de setembro a unidade móvel estará na Praça das Palmeiras

17/09/2020 10h29
Por: Noé Santos
Fonte: SESAPI
80
Foto: Roberta Aline
Foto: Roberta Aline

Com a redução do número de doadores por conta da pandemia, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) tem investido em ações que descentralizam a doação de sangue em Teresina. Desta vez, o hemocentro leva a unidade móvel até a zona sul da capital. Nos dias 17 e 18 de setembro realiza campanha de doação na Praça das Palmeiras, no bairro Saci. O atendimento será feito no horário de 8h30 às 12h e de 14h às 17h nos dois dias de campanha.

Depois das campanhas bem-sucedidas na Ponte Estaiada e na zona norte, o Hemopi leva a unidade móvel para outros lugares de Teresina. “Fizemos visitas técnicas em alguns bairros em busca de locais para a realização de campanhas externas, e esta semana a unidade móvel estará no Saci. Continuaremos fazendo essa busca para realizar ações descentralizadas e que atendam às exigências impostas pela pandemia”, explica o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

Ele reforça que o Hemopi tem se esforçado para manter o estoque e conseguir atender a demanda das clínicas e hospitais. “Existe uma demanda por sangue que é constante. Com o retorno dos procedimentos eletivos, a demanda por sangue aumentou. O Hemopi é responsável por abastecer toda a rede pública e parte da rede privada do Piauí. Então, pedimos que quem está apto a doar e pode sair de casa nesse momento colabore com o Hemopi, seja doando em nossa sede, em Teresina, nos Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano ou na unidade móvel”, ressalta o gestor.

Os candidatos à doação de sangue precisam estar atentos aos requisitos básicos:

•Ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis para doar. O Termo de Consentimento está disponível no site do Hemopi http://www.hemopi.pi.gov.br/ para impressão. Junto com o termo assinado, o menor precisa levar a cópia do documento de identidade de quem assina o termo;

• Pesar acima de 50kg;

• Estar alimentado, saudável e sem sintomas de gripe ou resfriado;

• Apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional;

O Hemopi funciona de segunda à sexta, das 7h15 às 18h. Sábados e feriados até às 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda à sexta de 8h às 17h.

Caso o doador queira, ele também pode agendar a doação pelos telefones:

Teresina (86) 9 88946614
Parnaíba (86) 9 8894 7159
Picos (89) 9 8801 1717
Floriano (89) 9 8801 1984.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários