Rádio Verona - 106,9 FM
Feijoada da Rádio Verona!
Casa da Mulher

Casa da Mulher Brasileira será implantada em Teresina

A proposta prevê a construção de uma estrutura do modelo tipo II, e custará cerca de R$ 5,9 milhões

24/12/2020 16h18Atualizado há 2 meses
Por: Rádio Verona
Fonte: SEMPLAN
204
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, projeto do Governo Federal que disponibiliza um espaço especializado para atendimento às mulheres em situação de violência, será instalada em Teresina. A proposta prevê a construção de uma estrutura do modelo tipo II, e custará cerca de R$ 5,9 milhões. O serviço inovará a política pública na cidade por integrar, ampliar e articular os equipamentos públicos disponibilizados para as mulheres.

O espaço será construído em um terreno cedido pela Prefeitura de Teresina, no bairro aeroporto, zona Norte da capital, e contará com uma estrutura no formato compacto, com recepção, acolhimento e triagem, apoio psicossocial, centro judiciário da mulher, promotoria especializada, defensoria pública, serviço de promoção de autonomia econômica, dentre outros.

A construção da Casa da Mulher Brasileira no município foi solicitada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), em junho deste ano. A negociação contou também com o apoio da Secretaria Executiva de Captação de Recursos e Monitoramento da SEMPLAN e foi concluída agora em dezembro. “A presença da Casa em Teresina é um importante indicativo de cuidado à saúde e a situação da mulher teresinense”, afirma o secretário executivo de captação de recursos da Semplan, Ítalo Portela.

Segundo a Secretária da SMPM, Macilane Gomes, esse importante instrumento voltado ao acolhimento de quem sofre todos os tipos de violência foi conquistado através de bom diálogo com a secretaria nacional. “Teresina foi contemplada na medida em que o prefeito Firmino Filho garante a contrapartida financeira, além de ceder o espaço a ser implantado esse serviço tão relevante no enfrentamento a violência contra a mulher. Ficamos felizes com essa conquista que fará uma grande diferença na cidade”, esclarece a secretária.

A Casa da Mulher Brasileira tem por objetivo facilitar o acesso dessas mulheres aos serviços especializados de atendimento, de forma a garantir condições para o enfrentamento da violência vivenciada, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. Atualmente está em funcionamento em seis capitais, sendo elas: Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Fortaleza, São Luís e Boa Vista

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.