Rádio Verona - 87,9 FM
Fundação Viver Com Dignidade
Rádios Net
ARMAZEM PARAÍBA
Sergipe

Encontro estadual fortalece atuação de prepostos na dispensação de medicamentos especializados

Ação reforça orientações sobre acesso a medicamentos no interior

16/05/2025 13h16
Por: Rádio Verona
Fonte: Secom Sergipe
Fotos: Nucom Funesa
Fotos: Nucom Funesa

Com o objetivo de sanar dúvidas sobre o fluxo de atendimento e a dispensação de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou, nesta sexta-feira, 16, o III Encontro Estadual de Acolhimento aos Prepostos.
 
O evento reuniu gestores, servidores, trabalhadores da saúde e representantes dos 75 municípios sergipanos. A proposta foi ampliar o entendimento sobre a atuação do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), com destaque para o Serviço de Atendimento aos Prepostos, estratégia que facilita o acesso da população do interior aos medicamentos e insumos especializados.
 
De acordo com a coordenadora estadual de Assistência Farmacêutica, Juliana Santos Oliveira, o momento foi fundamental para reforçar a importância do papel dos prepostos, que representam os pacientes junto ao Case. “Eles são oficialmente designados pelas secretarias municipais para retirar os medicamentos dos usuários, isso evita o deslocamento dos pacientes e garante mais agilidade no tratamento. Reunimos diferentes atores da rede para construir soluções conjuntas e sanar pontos que ainda geram dúvidas, principalmente em relação às normas de dispensação”, explica.
 
A coordenadora geral do Case, Izabel Rocha, também destacou a relevância do evento como espaço de diálogo entre Estado e municípios. “Reunimos diversas categorias profissionais, como farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros e gestores. O objetivo é que todos compreendam melhor o nosso fluxo interno e a importância do serviço para a população. Foi um momento de troca, escuta e construção conjunta”, afirma.
 
Presente no encontro, o secretário da Saúde de Nossa Senhora das Dores, Izidério Souza, ressaltou a importância da iniciativa para alinhar o trabalho entre Estado e municípios. “É uma oportunidade valiosa para tirar dúvidas que surgem no dia a dia, principalmente sobre o cadastro de novos pacientes e a retirada de medicação. Saímos mais preparados para orientar tanto os profissionais das equipes quanto os usuários que nos procuram em busca de informações”, destaca.
 

Armazem Paraiba
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas