Rádio Verona - 87,9 FM
Rádios Net
Fundação Viver Com Dignidade
ARMAZEM PARAÍBA
Sergipe

Governo de Sergipe investe R$ 139 milhões na climatização das escolas da rede estadual

São 203 escolas climatizadas por meio do programa ‘Sinta o Clima’

11/06/2025 16h10
Por: Rádio Verona
Fonte: Secom Sergipe
Fotos: Maria Odília/Ascom Seed
Fotos: Maria Odília/Ascom Seed

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), continua avançando com o programa ‘Sinta o Clima’, que tem mudado os ambientes escolares da rede pública estadual de ensino. Ao todo, são 203 escolas climatizadas, totalizando 3.569 máquinas de ar-condicionado instaladas, proporcionando mais conforto térmico para gestores, estudantes, professores e toda a comunidade escolar.  

Entre 2023 e 2025, o programa alcançou todas as dez diretorias regionais de educação (DREs), com um investimento total de R$ 139.296.247,03. Este investimento deve aumentar nos próximos meses, considerando que 60 escolas estão em processo de aumento de carga, cinco foram liberadas para climatização, 10 estão em fase de licitação e outras 40 estão aguardando serem licitadas.  
 
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, reforça que o ‘Sinta o Clima’ faz parte das iniciativas do Governo de Sergipe para fortalecer a qualidade no ensino público. “Estamos investindo em infraestrutura, tecnologia e conforto. Climatizar as escolas significa proporcionar um ambiente mais adequado para o aprendizado, onde estudantes e professores possam desenvolver suas atividades com mais qualidade e bem-estar”, destaca. 

Os relatos da comunidade escolar demostram que a climatização tem contribuído para o melhor desempenho acadêmico, além de aumentar a frequência e permanência dos alunos em sala de aula. O sistema de refrigeração também ajuda a reduzir os impactos das altas temperaturas típicas da nossa região. A meta é climatizar todas as 318 escolas da rede estadual até o final de 2026, garantindo não apenas o conforto térmico, mas também a modernização da infraestrutura educacional em Sergipe. 

Uma das unidades escolares beneficiadas pelo programa é a Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, localizada em Aracaju. Com salas de aula, refeitório, despensa e outras dependências totalmente climatizadas, os efeitos já são percebidos no dia a dia dos alunos e professores.

A coordenadora da instituição, Mauricea Catarina, enfatizou os benefícios dessa melhoria. “Os alunos ficam mais tranquilos e relaxados. Antes, o calor os deixava impacientes, mas agora estão mais calmos e apresentam um rendimento melhor. A climatização tem sido fundamental para um ambiente escolar mais agradável”, afirma. 

Para a professora e pedagoga da escola, Maria Tânia Almeida Araújo, que atua no estabelecimento há 35 anos, também celebrou a mudança. “Eu lecionava quando ainda não tinha climatização, e era muito difícil, tanto para mim quanto para os alunos. Hoje, com a climatização, o ambiente está muito mais acolhedor, e isso impacta diretamente no desempenho estudantil. O processo foi fantástico e trouxe ganhos para todos, melhorando tanto o ensino quanto a aprendizagem”, ressalta. 

Para a estudante Ane Gabriele, a climatização tem sido fundamental para melhorar o rendimento acadêmico. "O ambiente está muito mais agradável, o que contribui diretamente para o nosso aprendizado. Além disso, evita que os alunos passem mal devido ao calor intenso durante as aulas", considera. 
 

Ane Gabriele
Ane Gabriele
Maria Tânia
Maria Tânia
Mauriceia Catarina
Mauriceia Catarina
Armazem Paraiba
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas