Rádio Verona - 106,9 FM
Rádios Net
ESCOLA AFONSO MAFRENSE
Mit Telecom
Fundação Viver Com Dignidade
Perigo

Sobe o nível do rio Marathaoan em Barras, ficando apenas 2 cm abaixo da cota de inundação

Rio Marathaoan teve elevação rápida e significativa no início da madrugada de hoje

01/04/2023 10h17
Por: Deassis Fereira
Fonte: cidadeverde.com
36
Foto: Divulgação/Prefeitura de Barras
Foto: Divulgação/Prefeitura de Barras

  Na cidade de Barras, durante a madrugada de hoje o rio Marathaoan chegou a atingir a cota de inundação de 4,20 m, segundo o CPRM. No momento o nível teve uma pequena redução de 2 cm, mas deve se elevar nas próximas horas. A previsão é de que o nível chegue em 4,19 m, bem próximo da cota de inundação.

 "O rio Marathaoan teve elevação rápida e significativa no início da madrugada de hoje onde atingiu a cota de inundação, mas está no momento 2 cm abaixo da cota de inundação. Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação como em Esperantina”, informou o CPRM.

No estado do Piauí, totalizam em três, o número de rios que estão em estado de alerta e atingiram a cota de inundação, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) neste sábado (1). Desde sexta-feira (31), na cidade de Esperantina o rio Longá continua em cota de inundação. O rio Parnaíba, em Luzilândia, encontra-se em cota de alerta. Por último, o rio  Marathaoan  está em cota de alerta, mas se aproxima da cota de inundação.

 O rio Longá em Esperantina está com 7,74 m, que representa 34 cm acima da cota de inundação, com previsão de elevação do nível nas próximas horas, chegando a valores em torno de 7,90 m.

Já no município de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,31 m, com elevação de nível para as próximas horas, atingindo valores em torno de 5,34 m, ou seja, segue em cota de alerta, ficando 36 cm abaixo da cota de inundação.

Os demais rios que estão localizados na bacia do rio Parnaíba seguem em situação de normalidade no estado. “Informamos que a CPRM continuará monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgãos competentes e a sociedade devidamente informados”, afirmou.