Rádio Verona - 106,9 FM
Fundação Viver Com Dignidade
Rádios Net
Mit Telecom
ESCOLA AFONSO MAFRENSE
Ópera no Piauí

O Festival Ópera da Serra da Capivara, está na quinta edição e com data marcada.

O evento acontece na cidade de São Raimundo Nonato no mês de Julho.

27/04/2023 15h26Atualizado há 1 mês
Por: Rafael Vieira
47

A Opera da Serra da Capivara nsse ano de 2023 acontece de 17 a 29 de julho, em São Raimundo nonato, berço do homem Americano. 

De 17 a 26 de julho terá shows gratuitos em praça pública e oficinas de teatro, dança, música, produção artísticas, DJ, elaboração de projetos culturais, captação de recursos em editais de apoio a cultura e muito mais. 

Nos dias 27, 28 e 29 de julho tem o Glorioso Espetáculo “Carmem do Sertão” e shows com os melhores nomes da boa música Brasileira. O primeiro lote de ingressos começa amanhã dia 28

Com um formato diferenciado inicia a semana com oficinas e shows gratuitos na “praça do abrigo,” no centro de São Raimundo Nonato e a outra parte, o grande momento do festival, acontece no majestoso anfiteatro da Pedra Furada, no interior do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Nesse lugar, entra em cena um magnífico espetáculo com dança, música, teatro, acrobacias, balé vertical e a magia do vídeo mapping, a tecnologia que transforma a ancestral muralha de pedra em uma gigantesca tela de cinema, com desenhos incríveis em luz e cores interagindo com o roteiro do espetáculo.

Após apresentação do espetáculo, as noites seguem em alto grau de animação, com shows de grandes nomes da música popular brasileira, trazendo para o local diferentes estilos, ritmos e culturas.

A Carmen do Sertão é o espetáculo que a Ópera da Serra da Capivara trás, na edição de 2023. Uma leitura popular sobre uma das óperas mais fascinantes de todos os tempos, “Carmen”, escrita por George Bizet, no século XIX.

Um encontro entre o popular e o erudito, o amor e ódio, a vida e a morte. Elementos que se misturam e contam uma história de paixão, determinação e a coragem de uma mulher.

Um enredo sobre o universo feminino em sua coragem, beleza e sensualidade, apresentado com muita sensibilidade por um elenco de artistas diversos: músicos, cantores, bailarinos, contorcionistas, acrobatas e um delicado desenho de luz, produzido com o auxílio da tecnologia de ponta de vídeo mapping e raio laser.

Ao vivo e em cores, o espetáculo vai nascendo em quatro palcos distintos, sendo um deles em suspenso, adicionando toda a magia do balé vertical e das técnicas circenses aos outros elementos da história.

A “Carmen do Sertão” celebra a mulher nordestina, como um símbolo da liberdade e da autonomia feminina em universo de predominância masculina.