Os Piauienses Maria do Livramento e João Pedro, atletas do Projeto Iporanga, brilharam na disputa da Copa Brasil de canoagem, em Capitólio, Minas Gerais. Os dois treinam na Barragem do Bezerro, cartão postal da cidade de José de Freitas, cidade que fica na região metropolitana de Teresina, as promessas ainda precisam de um período à pé para iniciar as atividades.
- Quando eu comecei a remar. Só remando, como o professor Diego e Til ensinaram. foi quando eu olhei para trás e vi que tinha passado da linha de chegada e as meninas estavam indo um pouco longe. O homem anunciou meu nome, que eu tinha ganhado, para eu ir pesar meu barco. Nesta hora, eu ainda não estava acreditando. Só acreditei quando eu subi no pódio e recebi a medalha. Aí a ficha caiu de verdade - disse Maria do Livramento, atleta de canoagem.
Domingos, irmão de Maria, também pratica canoagem. Apesar de não ter conquistado medalha na competição, ele celebrou o fato de sua irmã ter ido ao pódio da disputa nacional.
- Temos que pensar alto. O trabalho está sendo realizado, é serio. O trabalho é feito com amor, acima de tudo. Isso a gente colhe frutos, como a gente colheu agora. Daqui a dois anos a gente pode até pensar, quem sabe, estar com atleta buscando oportunidade nos Jogos Olímpicos - relatou Til Neves, técnico de canoagem.
Outro técnico do Projeto Iporanga, Diego Viana comentou sobre o desenvolvimento de ouro de João Pedro, atleta que medalhou em três categorias diferentes no torneio. - O João Pedro tem uma característica muito fina. Ele é um atleta raro. Dos 60 alunos que a gente tem, dois ou três podem sair um Isaquias Queiroz, um atleta muito forte - reiterou Diego Viana, técnico de canoagem.
Foto: Rede Clube
Foto: Rede Clube