A Câmara Municipal de São Luís foi palco de sessão solene em homenagem à chegada do ‘Evangelho Puro’ ao Brasil. O evento, realizado nesta segunda (12), é fruto de proposta do vereador Pavão Filho (PSB) e marca os 165 anos da chegada do Evangelho ao Brasil. A cerimônia contou com presença de líderes religiosos e membros da comunidade. Na ocasião, os participantes destacaram a importância dessa expressão do cristianismo para o país e seu impacto potencial para a fé e a convivência religiosa no Brasil.
Pavão Filho destacou o evento e a importância do evangelho para a diversidade religiosa. “É com grande satisfação que celebramos esse tema. Um marco importante, que representa a contínua evolução e enriquecimento da nossa vida espiritual e religiosa. O Evangelho traz consigo uma mensagem de simplicidade e profundidade, buscando, acima de tudo, uma conexão mais verdadeira com os ensinamentos originais de Jesus Cristo. Quero expressar minha gratidão a todos que contribuíram para tornar este momento possível e, especialmente, aos líderes religiosos que aqui estão para compartilhar essa jornada conosco”, enfatizou.
Participaram da sessão os vereadores Tiririca do Maranhão (PL) e Sá Marques (PSB); o presidente da Convenção Batista Maranhense, pastor Jedaias Ferreira de Azevedo, que preside também a Igreja Batista do Olho d’Água; o presbítero Thiago Lins de Melo, representando a Igreja Presbiteriana do Maranhão; e o pastor João Mendes Deça, palestrante da sessão; e membros de congregações religiosas.
Para Sá Marques, o momento foi de alegria e de acreditar na capacidade do Evangelho de transformar vidas e comunidades. “Este movimento é uma vertente e convite para que voltemos às raízes da nossa fé, com um espírito renovado e uma compreensão mais clara dos princípios cristãos. Agradecemos ao vereador Pavão Filho e à Câmara, que reconheceu a importância desse diálogo e reflexão espiritual”, pontuou.
Palestrante do evento, o pastor João Deça fez um relato histórico da chegada do Evangelho no Brasil. Ele é reconhecido por suas várias obras que debatem o tema. Ele destacou que a igreja evangélica começou no Maranhão em 1875, com o americano Jhon Smith, radicado em Pernambuco, que veio formar base de apoio no estado. Em junho de 1986, foi implantada a primeira Igreja Presbiteriana em São Luís.
Deça pontuou que “o culto deve refletir um saudável equilíbrio entre o intelecto, o sentimento, a mente e o coração, e a vida comunitária deve se manifestar pela maneira como os irmãos vivem e se relacionam na comunidade da fé”. O pastor enfatizou que todo crente é ministro de Deus.
O pastor Jedaias Ferreira contou sua trajetória na condução de congregação religiosa e na sua luta para levar a palavra de Cristo a todos. “A igreja nunca vai falir. São dois mil anos levando a palavra de Deus a todos e o crescimento é notório. Só precisamos tomar cuidado para manter a essência do Evangelho na nossa identidade como servo de Deus e que Ele nos abençoe a continuar esta missão de testemunhar com integridade e com santidade”, frisou.
No encerramento da sessão, Pavão Filho entregou certificado aos representantes de ministérios religiosos.
A sessão solene reforçou a importância da integração e do respeito entre diferentes expressões de fé, reforçando a ideia de que a diversidade religiosa é uma riqueza para a sociedade. O evento consolidou a promoção do entendimento e da convivência pacífica entre as diversas tradições cristãs no Brasil e o respeito à fé cristã.