Nesta segunda-feira, 25 de março, é comemorado o Dia Nacional dos Oficiais de Justiça. Esse profissional é considerado essencial para o judiciário brasileiro e consequentemente para sociedade. É responsável pelo cumprimento das ordens judiciais determinadas por juízes(as) nos processos que tramitam nas varas dos Tribunais do País.
O trabalho do Oficial de Justiça é uma tarefa árdua, os desafios são diários. Quem desempenha a função constantemente sofre com ameaças em locais dominados por facções, não bastasse isso, no Piauí, por causa do clima quente e seco, os Oficiais enfrentam o desafio de cumprir ordens judiciais debaixo do sol escaldante que pode chegar a 40 graus Celsius.
“Outro desafio que nossa categoria enfreta é a distância entre as cidades. São quase 400 Oficiais de Justiça para cumprimento de ordens judiciais em 224 municípios piauienses, o que faz com que não seja fácil materializar as ordens judiciais”, destacou o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça e Avaliadores do Estado do Piauí, Carlos Henrique Bezerra Sales.
Os Oficiais de Justiça atuam dentro dos fóruns, varas e tribunais para auxiliar os magistrados, a fim de facilitar o acesso do cidadão ao Judiciário.
Entre as atribuições do Oficial de Justiça estão realizar citações, prisões, penhoras, arrestos e demais diligências próprias do seu ofício, executar as ordens do juiz a que estiver subordinado, entregar o mandado em cartório após seu cumprimento, efetuar avaliações, quando for o caso, certificar, em mandado.