Rádio Verona - 87,9 FM
ANIVERSARIO
Fundação Viver Com Dignidade
Rádios Net
Mit Telecom
Alerta

Após mortes por dengue, Aluísio Sampaio cobra ações da Prefeitura

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, em 2024, 10 pessoas morreram em todo o Piauí vítimas da dengue

22/05/2024 16h01
Por: Carlos - estagiário

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) discursou, nesta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Teresina, alertando para os casos de dengue que vêm afetando os moradores da capital piauiense nas últimas semanas. A fala foi motivada pelo recente caso da médica pediatra Laysa Lira que veio a óbito 13 dias após seu filho, de apenas 5 anos, também falecer sob suspeita de dengue hemorrágica.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, em 2024, 10 pessoas morreram em todo o Piauí vítimas da dengue, podendo o caso de Laysa Lira se tornar o 11º. Outros 5.851 casos da doença foram confirmados ao longo do ano em todo o Piauí, a maioria no Sul do Estado.

Segundo o vereador Aluísio Sampaio, o aumento de casos da doença em Teresina teriam como principais causas a baixa cobertura vacinal disponibilizada na rede pública de Saúde, além da falta de ações preventivas por parte da Prefeitura, que estimulem a limpeza urbana e a eliminação de focos da doença como eram realizadas na gestão anterior.

“A quantidade de vacinas que chegou para dengue é muito pequena. Não foi feito o que nós, enquanto gestores da gestão passada fizemos, da quantidade de mutirões de limpeza que o prefeito Firmino Filho coordenava na cidade de Teresina. Também tem a questão da falta de coordenação desses agentes de endemias”, explicou o vereador.

Aluísio Sampaio também criticou a não realização de um novo processo licitatório para limpeza urbana em Teresina. Para o parlamentar, o processo de renovações emergenciais do atual contrato, há dois anos nessa situação, prejudica a qualidade do serviço e tira recursos dos cofres públicos.

“A problemática que tem hoje em Teresina é que, além de termos hoje um contrato emergencial de mais de R$20 milhões sem licitação para a coleta do lixo, ainda temos uma precariedade no serviço de limpeza pública que, consequentemente, está prejudicando a cidade de Teresina com a questão da dengue”, argumenta o parlamentar.

ANIVERSARIO
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas